Sapatos de Amarrar: Oxford, Derby x Brogue, Wingtip

22 de agosto de 2012

Ok, esse é um pequeno guia "Só Queria ter Um" sobre os diversos tipos de calçados masculinos. Também conhecido como "Know your shit" antes de flexionar o seu muque sartorial na arena online e começar a soltar por aí termos em Inglês como "oxford", "brogue" e "wingtip". 

Não sou nenhum especialista, portanto não vou entrar em detalhes. Basta saber que estes são um dos vários fatores que determinam o grau de formalidade de um sapato. Caso necessário, posso tentar elaborar nos comentários ou em postagens futuras.

Ps: Esses termos também podem ajudar na hora do google para compras na gringa e vão facilitar muito a encontrar tudo no google images/pinterest. 

Vamos lá:

Parte 1: Sapatos de Amarrar:

1. Oxford/Balmoral: O que caracteriza um oxford é a maneira como se posicionam os ilhóses. No oxford os furinhos dos cadarços são feitos no próprio corpo do sapato, formando praticamente uma única superfície. Abaixo, algumas variações:

   1.1 Oxford  "Wholecut": O sapato é feito com apenas um pedaço de couro.    A única costura fica no calcanhar. Olhe bem para aonde estão os cadarços.
sapato wholecut

   1.2 Oxford "Plain Toe" - O termo "plain toe" é porque a frente do sapato é completamente lisa. O que faz um sapato ser um oxford é a maneira como o fechamento dos cadarços é feita, estes em baixo são iguais o par de cima.
preto liso

  1.3 Oxford com "Cap Toe" : O "cap toe" é a biqueira, ou a listra horizontal na ponta do sapato. Novamente, os cadarços fazem parte de uma única linha superficial.


2. Derby/Blutcher: Neste caso os buracos do cadarço estão em uma aba extra, costurada sobre o corpo do sapato. Se tem abinha, é derby, não é oxford. Alguns exemplos:

   2.1 Derby "Plain Toe" Novamente, o que difere o derby é a forma com que é feito o fechamento do sapato. No derby os cadarços ficam em uma aba levantada do corpo.
cordovan shell
   2.2 Derby "Cap Toe": Novamente, os cadarços ficam na aba. O cap toe, ou biqueira, se refere a nada mais do que esta costura horizontal na parte da frente.
derby


   2.3. Derby Norueguês (Split Toe): É um derby por causa da  posição dos cadarços. O Norueguês, ou Split Toe, tem esse nome por causa da costura e acabamento, caracterizados pela listra vertical que divide a ponta do sapato.
com linha divisoria na frente

3. Brogue: São as decorações, ou buraquinhos perfurados na superfície do sapato. A origem deste hábito, assim como da maioria das coisas no vestuário masculino, é funcional. O costume surgiu no campo, e não nas cidades. Os furos eram feitos para facilitar a drenagem da água. Existem diversos desenhos e quantidades. Mais comuns são: o completo, o meio, e o um quarto. O brogue completo, ou "full brogue", é também chamado de "Wingtip", por que o desenho na ponta do sapato lembra o formato das asas de um pássaro levantando voô. Brogue não é uma expressão comparável a um oxford, pois não tem nada a ver com o tipo do sapato. Um brogue pode ser tanto um oxford quanto um derby, por exemplo. Alguns exemplos de sapatos de amarrar com brogue:

   3.1 "Wingtips/Full Brogue": Caracterizados pela biqueira pontuda em formato da letra W, com extensões (asas) que se extendem pela lateral do sapato. A ponta do sapato é perfurada e o contorno também:



Quando o desenho w, ou as asas, dão a volta no sapato ao invés de acabar na lateral, ele ganha o apelido de "Longwing", ou asa longa:


Na esquerda um oxford, na direita um derby. A asa dá a volta no calcanhar.

   3.2 "Austerity" Brogue: Um brogue com apenas a faixa em W na biqueira, sem furos, tem o apelido de brogue da austeuridade. Nicholas Antongiavanni disse em seu livro, The Suit, que eles foram uma solução que os sapateiros criaram durante a Segunda Guerra Mundial, quando o fornecimento e uso de couro na Inglaterra passou a ser bastante restrito.




   3.3 "Meio" e "Um Quarto" de Brogue: A definição varia, mas geralmente um "meio/semi brogue" tem as perfurações na ponta mas não tem a asa. Ao invés disso tem um "cap toe" normal. Um quarto de brogue é quando o sapato não tem nenhuma perfuração na ponta, só um "cap toe" com perfurações. Alguns exemplos:


Oxford com meio brogue: apenas o medalhão e o cap toe perfurado. 
Oxford com 1/4 Brogue: O brogue é apenas a perfuração no cap toe. 
Derby Semi Brogue: Sem o desenho em w, só as perfurações ao longo do cap toe e na ponta. 

   3.4. Sapato "Espectador" (Spectator Shoe): Desta vez um brogue, com variações de cores, podendo ser um oxford ou um derby.


oxford masculino duas cores

4. Sapato
"Saddle": Preciso pesquisar a origem do nome. Provavelmente é porque a camada de couro em cor diferente, colocada  sobre a parte de cima do calçado, lembra um pouco uma sela de cavalo. Novamente, pode ser um oxford ou não.


sapato social saddle
Dois sapatos saddle. Um é um Oxford, e o outro um Derby.
E esses são os dois principais modelos de sapato de amarrar. O Oxford e o Derby, diferenciados pelo posicionamento dos ilhoses e cadarços. Os estilos de brogue são adornos que podem ser acrescentados a estes modelos, o Wingtip sendo uma das opções. Os brogues coloridos são os Spectator, ou espectadores. Além disso, os sapatos de amarrar podem ter uma camada de couro de tom diferente sobre a parte de cima do cabedal. Essa peça de couro lembra muito uma sela de montaria, e por isso leva o nome de Saddle. 

São todos tradicionais, cada um com a sua história. Cada um destes sapatos tem um grau de formalidade, que pode variar ainda mais de acordo com a sua cor, tipo de couro ou material, complexidade dos enfeites, aparência da sola, entre outros. Conhecendo essas regras, torna-se possível quebrá-las com elegância, e as possibilidades são muitas. 

Fotos: A maioria das fotos utilizadas foram obtidas no site da loja Leather Soul Hawaii.

6 comentários:

  1. Bom post e prova cabal do porquê do teu blog valer a pena. :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Autustuzs. Em breve termino a parte II, com sapatos de enfiar o pé.

      Excluir
  2. Muito interessante. São os estilos mais bonitos de sapatos. Tenho um "Oxford com meio brogue: apenas o medalhão e o cap toe perfurado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelino.

      Que bom que gostou.

      Eu agora estou atualizando o blog no wordpress, se você quiser acompanhar é www.soqueriaterum.wordpress.com

      Excluir
  3. Oi gostei muito, queria saber com que material é feito o cadarços do oxford, pois tenho que troca-lo, tem algum lugar que posso compra-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Depende de qual o seu sapato, mas o cadarço costuma ser feito de algodão encerado ou algodão comum mesmo. As sapatarias costumam vender cadarços sobresalentes. Acho que no shopping mesmo você encontra, ou em alguma franquia da Sapataria Futuro.

      Excluir

Blogging tips