Pior do dia: Calça colada com perna grossa

7 de outubro de 2012

Não sou contra as calças skinny mas acho que elas são feitas para quem é magricelo. Os jeans skinny (assim como as gravatas borboletas) acabam funcionam como uma espécie de muleta. Parece que as pessoas acham que ao usá-los elas automaticamente se tornam estilosas. Acho que isso acontece quando idolatram uma imagem ou querem se encaixar de todo jeito dentro da estética que acham legal, mas não percebem que tem que adaptá-la para ficar certa no físico deles.

O visual magrelo Dior Homme de Heide Slimane não é para todos. Acho que os jeans skinny podem acabar deiando a pessoa com o físico "muffin top", físico "perna de centauro" ou o visual "calça de montaria". Para completar, as pessoas baixas ficam ainda menores, com perna curtíssima principalmente quando colocam sapato de cano alto. Essa é a minha opinião, mas o assunto é realmente subjetivo: cada um tem a sua preferência, seu estilo de vida, seu gosto e uma estética que lhe deixa confortável.

a) "Muffin Top" (O jeans da foto não é particularmente apertado, mas não podia deixar de colocar essa foto do Jonah Hill)






















b) "Perna de Centauro"


c) Calça de montaria



Piadas a parte, todo mundo se veste como quiser e o importante é estar feliz. Esse tema pode ser sensível e minha intenção não é ofender ninguém. As fotos que eu usei são do blog Armário Masculino e Garoto de Grife, que apareceram como referências quando pesquisei no google sobre blogs de moda masculina. Pelo que pude ver, se dedicam bastante, dando dicas para seu público e mostrando aos seus vários leitores o estão curtindo.

Abaixo, um Jonah Hill ainda da era gordão. A calça e a blusa contornam o corpo dele de forma bem melhor, evitando o muffim top. A foto da direita é ele depois de emagrecer, usando uma calça slim mas não colada (principalmente na panturrilha). Dessa forma, sem exageros, ele evita a perna de centauro.



c)  Existem um blog chamado "Tights Bigger Than Your Head", que agora migrou para o tumblr Suits and Boots. Como o nome já diz, o dono tem coxas grossas. Sei que o estilo dele é bem diferente do da pessoa na foto c, mas eu acho que consegue escolher roupas que se encaixem nele, ao invés de tentar se encaixar nas roupas.



Alguns outros exemplos de pessoas com estilos e composição física diferente. Michael Williams e o estilista Dao-Yi são magros, mas mesmo assim acho que entendem que a calça apertadinha não ia dar certo:










Justin Bridges, do Tucked Style, também é um que estaria para a "calça de montaria" se usasse calças apertadassas. Ele consegue construir o seu estilo, bem moderno, sem apelar para nada agarradinho:




 

Cada um tem seu estilo pessoal e leva muito tempo e confiança para ele se desenvolver ao ponto de aceitarmos nos vestir para quem somos, parando de tentar nos vestir igual a outra pessa. Todo mundo tem as suas afetações e as suas preferências. Podem ser bonés, tênis de cano alto, calças curtas, calça dobrada, gravatas borboleta, botas, calça skinny, o que for. A calça mega apertada ao ponto de não ser nada lisonjeante entra na categoria de tentarmos forçar uma idealização que temos na cabeça, ao invés de moldar essa imagem para nos servir.

Usar as roupas de acordo com o certas regras faz parte do caminho. Cada pessoa faz seus ajustes de acordo com seu contexto e seus conceitos. Não podemos ter medo de tentar e cometer erros. Faz tudo parte do crescimento, mas é preciso dar um passo para trás e ver se realmente fica tão bom em você quanto no cara de 40 kilos. 

Não adianta querer usar algo que não funciona para a gente. Ao contrário do que essa obsessão do mercado com tendências tenta nos convencer, não é preciso usar calça apertada, nem terno, nem sapato, nem cano alto, nem sneakers e nem jaqueta de couro para se vestir/sentir bem, tampouco é preciso forçar o nosso corpo a ser uma coisa que não é. O que é realmente indispensável, é que você seja você.

7 comentários:

  1. Uma das suas melhores postagens, Lucas. Uma aula sobre se vestir. Parabéns, mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara. Mas vai que é bom dentro do estilo de vida da pessoa. Mas eu realmente sinto que para os homens no geral, mesmo com as mudanças do balançar do pêndulo, existe uma linha entre o "slim" e o "skinny" que requer um certo corpo para ser bem cruzada.

      Mas enquanto isso...em algum lugar do mundo alguém está falando que minha calça é pega frango!

      Excluir
    2. É isso. Tem HOMEM que não consegue entender que ele não é modelo européia anoréxica.

      O mesmo vale pra cabelo. E pro estilo da pessoa, em geral. Tem gente que quer ter uma imagem que não consegue segurar. Tenta, tenta, mas fica tudo uma grande tentativa e não passa disso.

      Sua colocação foi genial e resume tudo: "Acho que isso acontece quando idolatram uma imagem ou querem se encaixar de todo jeito dentro da estética que acham legal".

      Excluir
  2. Parabéns! Ha muito tempo não vejo um blog tao bem escrito e fundamentado. A prova de que conteúdo e pesquisa nada tem a ver com layout bonitinho ou numero de seguidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, eu achei que tinha arrasado no meu layout do blogspot! Obrigado Dhyogo, tento colocar alguma coisinha todo dia. É um bom hobbie.

      Excluir
    2. Não, acho ótimo. Na verdade, não importa muito. O que quis dizer é que você percebe quando o conteúdo importa mais para o dono do blog do que qualquer outra coisa

      Excluir
  3. Parabens o melhor blog abordando tal assunto!!Isso de toda a minha busca!!

    ResponderExcluir

Blogging tips