Sapato Dr Martens Azul

30 de setembro de 2012

sapato azul da dr martens

Acho que em 2010 o Mark McNairy lançou este sapato de camurça azul sola EVA tijolo. O sapato nunca saiu do site dele então um par foi a primeira coisa que procurei quando viajei, mas só consegui achar a versão chukkaTambém estava precisando era repor o meu tênis branco e resolvi comprar um Nylite da Tretorn, por acaso a loja da Dr. Martens fica bem do lado. Uma sorte. Vi este sapato na vitrine e achei um substituto justo para a versão três vezes mais cara do McNasty.

sapato azul da dr martens

Eu queria alguma coisa menos tradicional, mais alegre para usar casualmente. Azul escuro é colorido, mas ainda é uma cor que não chama tanto a atenção. O sapato é feito de um material resistente o suficiente para eu poder andar por aí sem ter que me preocupar em acabar destruindo-o. Se sujar, basta passar uma água e se necessário aplicar uma cadama de cera. Ele é feito de lona encerada, da British Milerain Co, assim como essa bota 

O modelo do McNairy usa materia prima melhor e tem construção superior, mas mesmo assim a durabilidade da Dr. Martens tem uma boa reputação. O sapato pertence a uma linha da Dr. Martens que se chama "Windsor". Essa linha atualizada as cores e combinações dos modelos mais tradicionais. Pode-se dizer que seja uma versão "fashion" da Doc. 

Eu acho que, para as pessoas que estão acostumadas a usar só tênis, sapatos como o modelo do McNairy ou esta linha da Dr. Martens podem ser excelentes opções de transição ao universo dos sapatos de adulto. Ficam ótimos com jeans dobrados e calças nos diversos tons de kahki, e até mesmo calças de alfaiataria mais casuais. É como usar um sapato sem estar de fato usando um sapato, mas sem recorrer ao sapatênis.


sapato azul da dr martens
O sapato é completamente forrado de couro vegetal, excelente para absorver a humidade.
sapato azul da dr martens
A sola é costurada, "welted" à parte de cima do sapato,e reforçada com uma tira de couro que fica presa tanto a sola quanto ao cabedal.
A sola é a Airway, patente das botas Dr Martens, só mudando a cor.  
sapato azul da dr martens
A lona encerada é impermeável, e com o tempo basta aplicar nova camada de cera para recuperá-la
sapato azul da dr martens
A tira avermelhada da um contraste bem legal. Olhando de cima nem se vê a sola branca.

Sexta Feira: Algumas coisas dessa semana

28 de setembro de 2012

                      

Hoje em dia tem tumblr para isso, mas eu me lembro que adorava ver esse tipo de postagem nos blogs de antigamente. Uma coletânea de imagens que me inspiraram essa semana, com direito a trilha sonora (a música que mais escutei essa semana).

                                           These Days by Jackson Browne on Grooveshark










Para o Verão 2

E a Richards continua uma boa fonte de idéias.


T-Shirt Retrô Marinho Richards
Bermuda Chino Richards
Sider Toscana Richards
Mochila Livorno Richards
Timex Weekender Azul
Cinto Brugges II Richards
Pulseira Marine Richards
Ray Ban Clubmaster

Plein Soleil

27 de setembro de 2012

Primeira cena do filme. Camisa oxford com botões na gola e um relógio de 36mm com pulseira de tecido.
O Talentoso Ripley tem um figurino interessante mas tem alguma coisa nele que é muito anos noventa. Melhor ainda é a versão de 1960 do românce de Patricia High Smith. Adaptado pelos frânceses, a versão chamada Plein Soleil tem Alain Delon no papel principal e é bem mais contemporânea ao livro escrito em 1955. A história é a mesma de o Talentoso Sr. Ripley. O filme é sobre americanos na Itália; os personagens são "branco, anglo-saxão e protestante" com uma dose de estilo Italiano. As roupas dos personagens nos dois filmes tem características muito fortes do Preppy / Ivy / Trad, mas acho que como a França é mais perto da Itália o estilo relaxado e ao mesmo tempo elegante dos Europeus acabou se sobressaindo mais. Uma aula de estilo suave no calor beira mar.

A versão verão do visual do personagem do filme Blow Up: Camisa azul clara, calça branca com barra dobrada e loafers, a mesma seleção que fiz aqui
Horsebit Loafers e tornozelos de fora
Blazer listrado, botões dourados e uma gravata regimental. Gola das mangas arredondadas.
No mar: chinos azul e uma camisa de cambraia
Detalhes da camisa, além de outra de uma rosa microxadrez e uma blusinha de listras breton
Linho não precisa ser claro ou natural. Aí uma camisa de linho azul escuro.
Hora de negócios. Não sair de casa sem o lenço no bolso.
Detalhes do terno azul, também de ilnho, gola italiana (spread collar) com uma gravata que também parece ser de linho ou algodão. Uma boa para quem tem que usar terno no clima brasileiro.
Swag italiano
Detalhe do paletó, sem forro, melhor para o calor
Terno de verão
Iniciais na camisa, sem bolso e sem aquela tira de tecido por onde geralmente passam os botões. Agora virou patrão.
Slippers de veludo, pantufas do Prince Albert
Forro do paletó azul é rosa
Chapéuzinho
Estampas (Aloha!)
Relaxado

Bass Weejun

26 de setembro de 2012

sapato bass weejun penny loafer

Estes são penny loafers da Bass, modelo Logan. A Bass Shoes Company inventou o penny loafer em 1936. O nome horiginal era Weejun em homenagem aos Noruegueses (Norwegian - Weejun). O modelo é caracterizado pela tira de couro com esse corte na parte de cima. O Sr. Bass colocou a tira para distinguir os seus calçados dos demais. A qualidade hoje em dia não é lá grandes coisas em comparação com o padrão de qualidade original, mas mesmo assim a sola continua sendo costurada e ele é todo feito de couro. O penny loafer é um sapato casual, e por isso eu até prefiro um modelo barato, para não ter dó nenhuma de detonar.

sapato bass weejun penny loafer
Vista de cima a tira de couro lembra o formato de um lábio (teria que inverter essa foto). Dizem que representava um beijo de G.H. Bass em cada par que ia embora da fábrica
Uso os meus o ano inteiro mas estou aproveitando especialmente agora que a temperatura subiu. São bem leves e sem forro por dentro, excelente para combater calor. Uso sem meia mesmo, só enfio o pé e vou pra rua. Calor não é hora de pensar muito. 

sapato bass weejun penny loafer

Penny Loafers combinam com tudo. Se estão por aí desde 1930, não vão sair do guarda roupa masculino tão cedo. São simples mas a tira de couro faz com que não sejam monótonos. Podem ser usados com calça jeans, chinos, outras calças casuais e shorts. Ficam bons com todo tipo de casaco (James Dean usava com um Harrington, Greasers usavam com jaquetas de couro e a Ivy League com blazers). 

sapato bass weejun penny loafer

Existem diversas opções de modelos. Praticamente toda marca de sapato tem um. Não gosto de modelos pretos, pois acho que a cor tira um pouco da versatilidade e a cor não combina tanto com um sapato casual. Também tem muito modelo que inventa moda demais no formato do sapato, é melhor manter uma silhueta clássica como da Bass (passo longe de sapatos quadrados ou com aquela ponta achata e para cima a lá sertanejo). No máximo, arriscaria algo mais esguio como uma opção menos casual, tipo esse modelo da Church's:

Recomendo este modelo da Alden para quem estiver procurando o melhor do mercado, esse ou esse modelo da Bass, esse da Sebago e esse da LL Bean são todos boas opções a um preço acessível. Também existem excelentes modelos de camurça que são ainda mais casuais, mas eu acho eles menos versáteis porque são mais sussetíveis à sujeira e sempre há o perigo de líquidos causarem manchas. 

Gitman Vintage

A Gitman Brothers é uma das mais antigas e das poucas fabricantes de camisas sobreviventes dos Estados Unidos. A fábrica fica em Ashland, Pensilvânia, desde 1948. A linha normal não tem nada de mais. O legal é a linha que eles chamam de Gitman Vintage. A Vintage faz uma mistura entre tudo que há de mais tradicional com tudo que há de moderno. A produção é de altíssima qualidade: os tecidos são quase sempre japoneses e a modelagem das camisas é excelente, sempre com colarinhos de três polegadas, botões nas golas, botão na parte de trás, costura duplas e buraco contrastante no último botão. 

As camisas tem sempre uma inspiração muito forte, seja de um tema qualquer ou de uma outra coleção de um pasado distante. A Gitman Vintage usa uma variedade muito grande de tecidos, sempre apropriados para a estação no hemisfério norte. A coleção de Outono/Inverno 2012 é inspiradas nas atividades ao ar livre (caminhadas, pesca, hicking, acampamentos, etc). Grande parte das camisas são de flanela e veludo, um pouco quentes para nossa estação. Tem uma camisa floral de veludo cotelê e outras de cobertor asteca com lhamas que valem a pena estocar para o frio. Quem nunca sente frio pode optar pelas camisas de algodão japonês, de oxford, hopsack ou cambraia, que estão sempre disponíveis em várias cores. 

Coloquei foto das minhas favoritas. As imagens são MUITO grandes. Quem quiser dar zoom consegue ver até o útero.

camisa estampa pin up

camisa estampa lenhador gitman vintage








camisa masculina estampa de lhama gitman vintage

camisa estampa asteca quentinha gitman vintage

Se você estiver em uma onda ar livre com mais adrenalina uma opção é um Safari. Eu vi esses modelos aí em baixo na Tres Bien. Um deles ainda deixa você se vestir de tigre e de onça ao mesmo tempo.


camisa estampa leopardo gitman vintage
camisa estampa onça gitman vintage
Blogging tips