Levi's 1930 - Jaqueta do James Bond

31 de outubro de 2012



Depois da jaqueta de couro do Jack Nicholson em Um Estranho No Ninho, vem essa beleza da Levi's Vintage Clothing, usada por Daniel Craig em 007: Skyfall. Acho que vou fazer uma semana jaquetas de couro.

Assisti ao filme. Fui um imbecil. Tinham duas seções, uma 14:50 e outra 15:50. Cheguei no cinema as 16:00 e entrei na de 14:50, achei que tinha acabado de começar.  De qualquer maneira, excelente. E pelo que estou lendo a primeira parte do filme, a que perdi, é muito melhor do que a segunda.


A "1930s Leather Jacket" é baseada nas primeiras jaquetas da Levi's de 1930, e tem uma aparência de bem usada. Quem quiser comprar é só visitar a Bench & Loom e se preparar para depositar $900.






Kit :Um Estranho no Ninho

30 de outubro de 2012


Uma rapidinha. Jack Nicholson na versão cinematográfica de Um Estranho No Ninho. Calça Levi's 501 bem usada, camisa de trabalho feta de cambraia, jaqueta de couro marrom, gorrinho dobrado e uma bota moc toe de sola branca. Olha sprezzatura da gola, ou será que é louco mesmo? 

James Dean

29 de outubro de 2012

estilo james dean com jaqueta vermelha no filme juventude transviada
"Só os gentis são verdadeiramente fortes" - James Dean
É difícil falar de estilo e não falar de James Dean. O engraçado é que para os seus colegas de Hollywood ele era tudo menos estiloso. James Dean chamou atenção e se tornou um mito, não por vestir-se com elegância, mas por vestir-se casualmente. 

O estilo de Dean foi muito influenciado pelos personagens de Marlon Brando nos filmes O Selvagem e O Sindicato de Ladrões. Ele se vestia como achava que Brando se vestiria. No processo acabou importalizando a jaqueta vermelha Barracuta Harrington G9 (também popularizada na cor kahki por Steve McQueen), camiseta branca, jeans Lee 101 e botas de engenheiro. Na época em que a maioria das celebridades usava o cabelo igual a Humphrey Bogart e Frank Sinatra, partido para trás e para o lado, Dean ajudou a popularizar o pompadour.


o look do james dean
O jovem ator morreu cedo e por isso é difícil dizer se ele teria sustentado a publicidade que recebeu com os seus filmes iniciais. Mesmo assim o seu impacto como ícone de estílo é impossível de negar. O seu estilo inspirou gerações e criadores muito depois de sua morte.
james dean cabelo topete pompadour e blazer granulado estilo e look do james dean
James Dean com um blazer granulado. Quer roubar o estilo do cara? Compre um aqui, aqui, aqui ou aqui.
james dean com um casaco longo
james dean de calça jeans lee 101
No filme Juventude Transviada com o seu famoso uniforme. Lee 101, jaqueta Harrington vermelha e botas de engenheiro.
james dean de calça jeans lee 101
James Dean com o jeans original da Lee, o Lee 101.
james dean no set de filmagem de gigante giant
James Dean em 1956 durante as gravações do filme O Gigante.  Foi o seu último filme, e lançado depois que o ator faleceu em um acidente dirigindo seu Porsche Spyder. 

Apropriação Cultural?


A um tempo atrás eu deixei um comentário em um outro blog falando sobre a nação dos índios Navajos e a apropriação cultural em um post que falava sobre "étnico em alta". Hoje recebi uma pergunta sobre o caso que citei, e resolvi aproveitar este espaço para explicar.

Em Outubro de 2011 a loja Urban Outfitters, famosa por se envolver em confusões deste tipo, lançou uma coleção com estampas dos índios norte-americanos da nação Navajo, e a chamou de "Navajo Collection". Existe uma lei nos Estados Unidos (The Federal Indian Arts and Crafts Act of 1990) que entre outras coisas, proíbe que os varejistas e os fabricantes tentem levar o consumidor a entender que estão vendendo algo de orígem indígena.

Sasha Houston Brown, da nação Santee Sioux, logo escreveu uma carta aberta ao CEO da Urban, acusando a loja de cópias racistas e ofencivas. Os Navajo geralmente não ligam quando as marcas e estilistas usam as suas estampas como inspiração, mas acharam que a Urban Outfitters passou dos limites ao associar o nome da tribo com "Calcinhas Navajo Hipster" e "Navajo Print Fabric Wrapped Flask". Não demorou muito para a loja ser processada com o pedido de retirada para todos os produtos.

calcinhas estampas étnicas

O processo citou a lei e o fato de que a nação Navajo ser dona de 12 direitos autorais para o uso da palavra "Navajo", incluindo roupas. A tribo não admitiu que produtos que "não tem absolutamente nenhuma conexão com a nação, suas entidades, suas pessoas e seus produtos, são comercializados e distribuídos sob o pretexto de que eles são de origem Navajo."(NY Times). É uma linha tênue entre "Navajo" e "Navajo Inspired".

Padrões e desenhos de etnias e regiões já foram a muito tempo incorporados na moda, mas o problema neste caso é o uso de um nome registrado. É utilizar a propriedade de outros com fins comerciais sem obter permissão, coisa que a Urban está cansada de fazer. Este tipo de problema é cada vez mais comum, e a Forever 21, Zara, H&M estão afundadas de processos por roubo de propriedade intelectual. Os estilistas famosos também não ficam para trás. A ação correta, neste caso, seria verificar se existem direitos autorais, pedir permissão, e não fazer nada etiquetado como Navajo a não ser que seja liberado.

Por outro lado, existe outro problema: o da apropriação indevida de outras culturas. O problema parece ser que é sempre o "homem branco" que pega tudo e o vende como o original, sem respeitar qualquer tradição. Exemplos: A Jeep tem o carro chamado Cherokee (outra nação indígena norte americana), o xadrez dos tartans das famílias escocêsas, as culturas orientais são totalmente reformuladas nos restaurantes de fast food "chineses". Tanta coisa na história da humanidade foi construida com a mistura das idéias de uma cultura com a outra, e por isso é difícil saber qual é o limite entre o certo e o errado, ainda mais na era do políticamente correto.

A Casa de Ernest Hemingway em Cuba

28 de outubro de 2012

ernest hemingway em cuba
"O mundo é um lugar agradável pelo qual vale a pena lutar, e eu odeio ter de deixá-lo" ~ Hemingway
Sou um grande fã de Ernest Hemingway. Da sua obra, de seus pensamentos e da forma como viveu a sua vida, de forma totalmente oposta à sua maneira contida e reservada de escrever. Quem não gosta de ler, pode pelo menos dar uma foleada no livro "A Boa Vida Segundo Hemingway" de A.E. Hotchner para uma coletânea bem divertida de frases e pensamentos do escritor, cheio de fotos de suas aventuras.

Ernst Hemingway cresceu em Oak Park, no estado de Illinois. Uma região que ele caracterizou como tendo "gramados largos e mentes estreitas". Ele deixou Oak Park para trabalhar como jornalista, e mais tarde acabou motorista de ambulância na Itália durante a Primeira Guerra Mundial. Ele retornou para casa depois que foi ferido, se casou e mudou para a França. Foi durante este período que ele expandiu suas experiências e aguçou o seu olhar ao conviver com outros escritores expatriados que viveram na França durante a década de 20. Quem não conhece muito bem talvez se lembre do filme Meia Noite em Paris, e da convivência de Owen Wilson com Hemingway e Gertrude Stein, James Joyce, F. Scott Fitzgerald Ezra Pound, além dos pintores Pablo Picasso e Joan Miró. Uma de suas frases mais famosas diz que "Se você teve a sorte de viver em Paris, quando jovem, sua presença continuará a acompanhá-lo pelo resto de sua vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante".

Depois da publicação de O Sol Também Se Levanta, resultado das suas viagens pela Espanha, Hemingway se divorciu, casou novamente e foi morar na Florida. A casa poder ser visitada, e seu estúdio continua preservado da mesma maneira que era durante os dez anos em que ele viveu na casa, cheio de meórias e troféus de suas viagens e caçadas.

A vida de Hemingway não parava. Em 1934 comprou um barco e navegou pelo Caribe. Ele também viajou para um safari na África e voltou à Espanha como jornalista para cobrir a Guerra Civil Espanhola. Hemingway acabou deixando a sua segunda esposa por uma terceira com quem se mudou para Cuba. A sua casa na ilha foi construida em 1886 pelo arquiteto espanhol Miguel Pascual y Baguer. A residência se chama Finca la Vigia e foi comprada por apenas U$ 12,500! Foi lá que o autor escreveu Por Quem Dobram os Sinos, O Velho e o Mar e Paris é Uma Festa.Sua casa na ilha é hoje um museu mantido e operado pelo governo Cubano. Não é permitido entrar, mas as janelas estão todas abertas para os visitantes observarem cada detalhe da casa exatamente como Hemingway a deixou, com pinturas de toureros, garrafas vazias de bourbon, e até o uniforme que ele usou na segunda guerra mundial. A biblioteca da casa tem uma coleção de 9.000 livros, os desenhos e manuscritos de Hemingway e várias cabeças de animais que ele mesmo caçou.

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba




casa de ernest hemingway em cuba e a maquina de escrever de hemingway


casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba

casa de ernest hemingway em cuba


casa de ernest hemingway em cuba


Em 1945, Hemingway se divorciou novamente mas continou a viver com a sua quarta esposa na casa em Cuba. Juntos se mudaram para Idaho em 1959, onde Hemingway começou a sofrer com uma doença mental comum em sua família. O seu legado é a sua obra escrita, pela qual ele ganhou o prêmio Nobel e um lugar cânone na literatura. O seu estilo de escrever era favorável a simplicidade e economia de palavras, mas o seu estilo pessoal foi igual a sua vida: rico, complexo e muito viajado.

Sean Connery - O melhor Bond

26 de outubro de 2012

sean connery james bond
"Love may not make the world go round, but I must admit that it makes the ride worthwhile."

O novo filme do James Bond acabou de ser lançado e este ano a série completou cinquenta anos. A moda masculina mudou bastante deste os primeiros filmes mas os fundamentos do vestuário do Agente 007 continuam os mesmos. Sendo assim, eu gostaria de compartilhar algumas imagens de Sean Connery, o meu Bond favorito.

Sean Connery é o Bond definitivo. Confesso que alguns de seus filmes no papel do personagem são duros de assistir. Outros atores contribuiram muito bem, interpretaram o personagem em algums dos melhores filmes da série, mas Sean Connery tem o charme, a classe e a força que o personagem de Ian Fleming precisa ter. Nenhum outro ator conseguiu apresentar o pacote completo. Pierce Brosnam pecava na parte física, e Daniel Craig tem o charme de um soco na cara e a habilidade dele como ator faz o Marcos Pasquin parecer o Laurence Olivier.

James Bond é o protagonista da série de filmes mais longa da história. A estética do personagem se ajustou de acordo com os tempos, mas ele sempre foi símbolo de elgância, charme e carísma. É aquele personagem que os homens querem ser e as mulheres querem ter. Sempre me perguntei porque mais pessoas não seguem o exemplo do personagem no quesito elegância, não necessáriamente no sentido de andar sempre de terno. Li uma vez que com o passar dos anos e a mudança do papel do homem na sociedade, a estima masculina foi ficando tão baixa que o homem passou a não se sentir apto a sair na rua vestido como se ele fosse o maioral, ou em assumir certas características que passaram a ser exclusivamente femininas. Em contrapartida, tentam ser desleixados (no pior sentido), sempre procurando estar o mais mal vestido possível e demonstrando os piores modos, que viraram símbolo de ser homem. 

James Bond é um dos poucos personagens que, ao longo dos anos, manteve características como a articulação, a inteligência, o cavalheirismo e o interesse por assuntos como culinária, bebidas refinadas e detalhes das suas roupas. Fez isso mesmo na década de 80, dos ídolos dos fílmes de açao com pouco cérebro e muitas armas; e na década de 90, época dos homems bobões e medíocres, muito bem representados pelos personagens do excelente seriado Friends. 

Abaixo algumas imagens de Sean Connery como James Bond:


sean connery james bond com arma
É assim que se usa um traje formal. A gravata borboleta é de amarrar, nada de grampo. Uma camisa branca é muito melhor a noite e enquadra perfeitamente o rosto da pessoa, especialmente com o contraste do traje escuro. Hoje em dia é raro usarem abotoaduras, já que com cinco minutos de festa todo mundo tira o paletó, poe a gravata no bolso e dobra as mangas. 

james bond sean connery e ursula no filme dr no
Blusa polo no Brasil virou quase que uniforme de Formula 1, com mil logos e números. Bond nos mostra como elas devem ser, simples e sem complicações.
james bond sean connery de alpargatas
Quem vê nos pés de um English Gentleman nem acredita que hoje é coisa de moderninho. 
As calças feitas por alfaiates Ingleses raramente tinham buracos para o cinto. Elas tinham botões internos para suspensórios ou botões/fivela para ajuste lateral. Hoje em dia, as pessoas logo vão dizer que calças com pregas ou de cintura natural são proíbidas, mas aqui Connery demonstra como elas podem favorecer um homem se o biotípo for certo, deixando-o muito mais alto e magro. Esse é o problema com os blogs e revistas de moda, eles tendem a pular de um extremo para o outro, totalmente "proíbindo" uma coisa, ao invés de entender o motivo para elas existirem e quem pode se beneficiar ao usá-las. 

Hoje eu levei umas calças novas para dar bainha e mostrei essa foto para o costureiro para ilustrar o comprimento que eu queria. Reparem que a calça é mais larga em cima para acomodar as coxas de Connery, mas afunila do joelho para baixo para favorecer a bainha curta. Peça ao costureiro para deixar a boca de sua calça com 19 a 20 cm se você for fazer a bainha mais curta.
Um blazer azul escuro e calça cinza. A tradição britânica dizia que na cidade o sapato é preto, e no campo marrom. As coisas não precisam ser apertadas para serem bem ajustadas. No fundo, uma calça de linho bem enrrugada - como deve ser.
Gosto muito dessa foto. O jeans bruto, a barra dobrada, o sapato marrom que poderia ser uma bota, e o suéter vermelho. Me lembra até um personagem de Quadrophenia.
rolex com nato strap do james bond sean connery
Nato Straps - A última moda. Use a sua com o seu Rolex Submariner. Esse modelo de pulseira Nato está disponível para venda até hoje, basta procurar no Ebay por James Bond Nato.
james bond sean connery jogando golfe
007 Contra Goldfinger, jogando golfe com o vilão                             
Chapéu estilo trilby que Sean Connery usou de Dr. No até Goldfinger. Sairam de moda, mas até hoje estão a venda na loja original: Lock & Co, em Londres. 
Gravatas de tricô voltaram com tudo e podem ser encontradas por todo lado. Aqui, Connery nos ensina como usá-las com um simples nó four-in-hand. 
Connery e Antony Sinclair, o alfaiate de Saville Row responsável pelos ternos de James Bond.

james bond terno xadrez
Em todas essas fotos Connery faz o uso das cores tradicionalmente relacionadas com a vida na cidade: cinza, azul e branco. Nesta foto o terno tem um xadrez Glenn Plaid bem sutil, e a gravata de seda grenadine acrescenta mais uma textura. Coisas simples que fazem a diferença. A lição:  menos é mais. Se você ainda não tem um lenço de bolso de linho/algodão branco, arrume um.
Terno de gabardine cinza escuro, camias lisa clara e gravata texturizada e uma cor só (a gravata azul de seda grenadine é a preferida do James Bond de Connery). Difícil de errar, mas mesmo assim as pessoas ainda insistem em combinações como blusa vermelha e gravata prateada. Outra coisa legal é o punho da camisa, esse estilo é conhecido como "cocktail cuff"
james bond sean connery com terno listrado
Em portugues chamamos todos os ternos riscados de "risca de giz". Técnicamente existe o pinstripe e o chalkstripe. A pinstripe é uma listra fina feita por um único fio. A chalstripe é mais grossa, feita por vários fios e usada em tecidos mais felpudos. Olhando de perto, uma parece vários pontinhos, e outra lembra mais uma corda. Não sou fã da pinstripe, mas gosto muito da textura da chalkstripe em ternos mais pesados, como esse de flanela. Obs: De novo a gravata azul escuro.
james bond terno cinza gravata azul e nó windsor
O engraçado dessa foto é que é uma das únicas vezes que Bond apareceu com um nó de gravata Windsor, nó que era odiado pelo personagem de Ian Flemming: “It was tied with a Windsor knot. Bond mistrusted anyone who tied his tie with a Windsor knot. It showed too much vanity. It was often the mark of a cad.” (Da Rússia Com Amor)
james bond com tweed e tricô
De novo nada complicado. Agora com tons de marrom, tradicionalmente associados com a vida no campo. A textura do Harrys Tweed no paletó fica muito bem com a textura da gravata tricotada. E na direita, duas coisas que estão na moda: paletó xadrez e gola arredondada (club).
james bond sean connery e seu carro
Usando uma "Hacking Jacke" em frente a um Aston Martin, e com as Desert Boots de camurça, hoje tão presentes nas listas de tendências. É assim que eu quero que minhas calças me vistam.
james bond com terno marrom e aston martin
Essa foto me faz querer ter um paletó marrom (e um Aston Martin).
james bond doutor no
Provavelmente o melhor traje formal de um Bond, com as lapelas e o punho de cetim. Elegânte e muito bem acompanhado.
james bond só se vive duas vezes
You Only Live Twice: No calor do Japão, Bond apela para uma camisa de linho e calça marrom também de linho. Engraçado ver o personagem japonês com uma gravata considerada comprida...hoje essa é maneira que a maioria dos "japas estilosos" usam as gravatas...esse terno poderia muito bem ser Thom Browne.
sean connery james bond blusa listrada e calça branca
Verão e a calça branca.
sean connery james bond de terno marrom
Hoje li em um blog que um homem nunca deve usar uma camisa creme. Bond, discorda, e usa uma camisa creme para complementar perfeitamente esse terno marrom escuro.
Blogging tips