Registros da polícia de Sidney, 1920

28 de dezembro de 2012



Fiquei impressionado com a beleza perturbadora e o vestuário fascinante destas fotografias policiais de 1920. É incrível pensar que traficantes de ópio e assaltantes andavam pela Austrália vestindo lapelas pontudas, bainhas italianas e gravatas de tricô; mas as fotos não mentem. 

Estas fotos também me fizeram pensar na a acurácia do figurino do seriado Boardwalk Empire. Muitas vezes, como é o caso da adaptação de Great Gatsby que está para sair, o figurino de época é adaptado às silhuetas e aos tecidos modernos. Isso acaba descaracterizando a época, por mais legal que fique. Boardwalk Empire, mesmo se passando nos Estados Unidos, utiliza tecidos com o mesmo peso destas fotos, e os capangas são vestidos com alfaiataria de características muito semelhantes. 

O Sifter tem mais algumas fotografias e detalhes sobre os acusados e os crimes cometidos. Alguns são realmente de uma outra época... explodir cofres ou fazer check in em hotéis para roubar os outros hospedes na calada da noite.










Unbranded Denim

27 de dezembro de 2012



Esse post é para quem quer entrar na onda do selvedge/raw denim (antes tarde do que nunca) mas não quer gastar centenas de reais. Obs: Este post mais antigo fala sobre o que é o raw selvedge.

Unbranded Denim, com três opções: Slim Straight, Tapered e Skinny

Os atributos são básicos: Três opções de cortes feitos com denim japonês selvedge (peso 14.5 onças e tingido em cordas). Nada costurado no bolso, botões cor de cobre e um retalho de couro na parte de trás. Esse retalho é meio grande e de couro barato, é a única coisa que não gosto na calça.

Algumas "Regras": Demore o máximo para lavar. O tempo recomendado são seis meses de uso, mas quanto mais esperar mais bonita ela vai ficar (mais contraste nos pontos de abrasão). Lave quando realmente começar a feder ou se começar a alargar demais (acontece principalmente na bunda e no joelho). Nesse vídeo, um estudante testa o nível de bacteria em um jeans que ele não lava a quinze mêses e não encontra nada de especial.

Ao lavar: Na primeira vez vire a calça ao avesso e enxarque-a em água morna misturada com um pouco de sabão suave. Existem detergentes especiais para jeans, como o Woolite Black, mas eu não faço a mínima idéia de onde comprar no Brasil. Deixe a calça de molho por duas horas e enxague para tirar o excesso de sabão. Depois disso basta uma torcer e pendurar para secar. Preste atenção para não pendurar em cima de nada que manche, porque a tintura indigo pode pingar.

É provável que o jeans encolha um pouco, mas é só vestir que ele solta de novo. (atenção: se o jeans não for sanforizado ele vai encolher muito - neste caso recomenda-se comprar dois tamanhos maiores do que o normal). Nas próximas vezes que for lavar, faça sempre virando a calça ao avesso.

Rasgos são bem vindos porque acrescentam caráter ao jeans. Peça a um costureiro para arrumar caso começarem a incomodar. Não demore muito, principalmente na virílha.

Se você for bem ativo e fizer tudo direitinho o seu jeans pode ficar assim depois de 6 mêses:



1 ano:

1 ano, lavado 4 vezes
Mais tempo:

Levi's 501, de um cowboy 20 anos atrás - Marcas na canela porque era usado para dentro da bota.

Theodore "Teddy" Roosevelt

26 de dezembro de 2012



"Não é o crítico que importa, nem aquele que mostra como o homem forte tropeça, ou onde o realizador das proezas poderia ter feito melhor. Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena; cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue; aquele que luta com valentia; aquele que erra e tenta de novo e de novo; aquele que conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e se consome em uma causa justa; aquele que ao menos conhece, ao fim, o triunfo de sua realização, e aquele que na pior das hipóteses, se falhar, ao menos falhará agindo excepcionalmente, de modo que seu lugar não seja nunca junto àquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota."

Eu conheci o presidente Theodore "Teddy" Roosevelt quando ele deu as caras em uma das HQs mais queridas da minha infância: A Saga do Tio Patinhas (Life and Time of Scrooge McDuck), do mestre Don Rosa.


Vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos, imortalizado no Mt. Rushmore, amante do ar livre, naturalista, caçador, historiador, homem vigoroso e cheio de entusiasmo. Quando tinha sete anos ele fundou o "Roosevelt Museum of Natural History" dentro do quarto. Era um garoto fraco, tinha visão ruim e sofria de asma (condição fatal na época). Seu pai reparou que as caminhadas lha faziam bem e construiu uma sala de exercícios dentro de casa. Ele disse a Roosevelt: "Theodore, você tem a mente mas não tem o corpo, e sem a ajuda do corpo a mente não pode ir tão longe quanto deveria. Estou te dando as ferramentas, mas é você que precisa fazer o seu corpo." Roosevelt continuou se exercitando a vida inteira. Foi boxeador e praticou remo enquanto cursava universidade em Harvard.


Em Harvard

Quando se formou um médico lhe avisou sobre um problema no coração e aconselhou Roosevelt a arrumar um emprego atrás de uma mesa. O recém formado resolveu escalar a montanha Matterhorn nos Alpes Suíços, se casou, escreveu um livro de sucesso sobre a atuação da marinha na guerra de 1812 e resolveu aceitar uma oportunidade política dentro do partido Republicano. 


A primeira esposa e a mãe de Roosevelt morreram no mesmo dia. Foto da página do diário. Depois desse dia ele nunca mais falou da esposa. 
Desiludido com a política ele deixou a costa leste dos Estados Unidos e foi morar em um rancho na Dacota do Norte. Aprendeu como cavalgar, a usar um laço e caçar animais grandes. Escreveu três livros sobre caça e a vida ao ar livre e começou a escrever sobre sua vida na fronteira para várias revistas da costa leste. Se tornou xerife, e uma certa vez perseguiu e capturou três foras da lei que haviam roubado seu barco. Precisou montar guarda por 40 horas sem dormir, lendo Tolstoi para se manter acordado. 

Em 1988 o inverno rigoroso destruiu os investimentos de Roosevelt e ele foi forçado a voltar para Nova York, onde foi comissário, governador e depois secretário da marinha dos Estados Unidos.


1885
Durante a guerra entre os Estados Unidos e a Espanha, Roosevelt se tornou herói de guerra liderando os "Rough Riders", um grupo de voluntários formado por Roosevelt e seus companheiros da fronteira e amigos da Ivy League. Ganhou uma medalha de honra por suas ações. A única pessoa na história a receber a maior honra de guerra de seu país e o maior prêmio da paz do mundo.


Cavalaria Rough Riders, 1898
Serviu dois mandados como presidente dos Estados Unidos e chegou a concorrer uma terceira vez depois de esperar 4 anos. Foi o primeiro presidente Americano a visitar outro país. Costumava levar outros políticos para longas caminhadas nos parques rochosos ao redor Washington. Boxeava várias vezes na semana até que um soco deslocou a retina esquerda, deixando-o cego de um olho. Trocou o boxe pelo jiu jitsu e tinha o hábito de nadar pelado no rio Potomac durante o inverno.


Rindo. Em 1906 ganhou o prêmio Nobel da Paz por ter negociado o fim da guerra entre a Rússia e o Japão. O primeiro norte-americano a ganhar um Nobel em qualquer categoria.
Tomou um tiro no peito quando saia do vagão de um trem durante sua campanha para um terceiro mandato. Colocou a mão nos lábios e, por não ver sangue, soube que a bala não havia perfurado o pulmão. O tiro ficou alojado nas costelas, desviado por uma caixa de óculos de metal e a cópia do discurso. Roosevelt insistiu em prosseguir até o auditório, onde dez mil pessoas esperavam para escurar seu discurso. Ao subir no palco mostrou a camisa ensanguentada para a audiência e disse "“Eu acabei de levar um tiro, mas é preciso mais do que isso para matar um Alce Macho”. Falou por 90 minutos antes de ser levado ao hospital.



Durante sua vida escreveu mais de 40 livros, explorou a floresta Amazônica junto com o Marechal Rondon (descobriu, navegou e mapeou o rio que ganhou o nome de Rio Roosevelt) e se voluntariou para liderar um grupo de infantaria durante a primeira guerra mundial. Abaixo algumas imagens de Theodore Roosevelt:

Andando de Alce.
Com Jon Muir na reserva nacional de Yosemite em 1906. 

Raleigh Denim + The Curatory

24 de dezembro de 2012


Victor e Sarah Lytvinenko fundaram a Raleigh Denim com a missão de reacender o espírito do artesanato americano. A marca de jeans artesanais cresceu e hoje é uma linha completa.

foto: William Yan
O casal busca relançar a indústria têxtil da Carolina do Norte. Trabalha em parceiria com a Cone Mills e se esforça para usar apenas fornecedores locais. O estado da Carolina do Norte tem um papel histórico na produção de calças jeans. O tecido que a Raileigh compra da Cone Mills, por exemplo, é produzido em teares antigos que um dia produziram o denim usado nos primeiros pares de jeans da Levi's.

A produção das calças jeans é feita em máquinas de costura vintage. A concepção, construção, lavagem e acabamento acontecem na pequena oficina da Raileigh. Cada jeans passa por uma inspeção completa antes de ser assinado pessoalmente por Victor e Sarah. Os remendos de couro na parte de trás também são todos estampados e númerados a mão, pois todas as calças fazem parte de corridas limitadas na linha de produção.

A The Curatory é uma loja que fica em frente ao atelier. Foi lá que eles começaram a vender as calças, e hoje dividem o espaço com outras marcas e produtos que compartilham os mesmos princípios da Raileigh Denim; qualidade, artesanato, patrimônio e um senso de responsabilidade social.

Abaixo, algumas fotos da The Curatory:













Engineered Garments FWK 2013

15 de dezembro de 2012


Confesso que a moda feminina é um mistério para mim mas vou arriscar compartilhar uma coleção para as mulheres, talvez porque eu gostaria de ter várias roupas do lookbook em tamanhos masculinos. FWK é a linha feminina da Engineered Garments. A proposta é a mesma da linha masculina, super casual com camadas em cima de camadas e tecidos de primeira qualidade. 









Blogging tips