Marlon Brando

20 de março de 2013

Marlon Brando, 1954 - On the Waterfront (Sindicato de Ladrões)
Não faço um desses a algum tempo mas já que ontem falei do relacionamento homem/mulher no cinema, nada mais justo que um post sobre Stan Kowalski, ou melhor, Marlon Brando. 

Hoje em dia esperamos um certo realismo no cinema. Essa expectativa começou nos anos 50. Até então, os filmes eram uma válvula de escape. Se passavam em um mundo de fantasia onde todas as mulheres eram Rita Hayworth e todos os homens Robert Taylor. Marlon Brando foi um dos primeiros a representarem a "realidade" Americana. Ele foi Stanley Kowalski de camiseta branca suado após um dia de trabalho. Terry Malloy, um estivador envolvido com um sindicato corrupto, e Johnny Strabler o líder de uma gange de motocicletas. O jovem Marlon Brando foi o protótipo de um novo estilo masculino, celebrando uma geração de jeans e t-shirt.

Dentro e fora do set, o jovem Marlon Brando tinha um estilo simples, mas marcante. Foi em 1950 por exemplo que as calças jeans deixaram de ser trajes de trabalhadores e passaram a significar rebelião. O filme The Wild One, the 1953, foi um dos grandes responsáveis pela propagação dessa imagem. Culturalmente, o mesmo filme também foi instrumental na popularização da jaqueta de couro. Foi nesta época que a jaqueta se solidificou como um símbolo de rebelião, muito comum nos ombros de estrelas do rock 'n' roll. 

Quanto do sucesso destas duas peças se deve aos personagens marcantes de Brando? Uma coisa é certa sobre ele: não eram as roupas que o vestiam, era ele que vestia as roupas. Pouca gente seria capaz de pegar um guarda roupa tão simples e torná-lo tão "copiado", principalmente tratando-se do guarda roupa de um chefe de gangue, um estivador e um vendedor de peças de fábrica.

Streetcar Named Desire (1951) - Stanley Kowalski com uma jaqueta de Baseball/Varsity.
Streetcar Named Desire (1951) - A camiseta branca
The Wild One (1953) - Jaqueta de couro Perfecto, Levi's 501 Selvedge e Engineer Boots.
No papel de Johnny, filme The Wild One. Foto por Peter Lindebergh

Nas fotos a seguir a nova preocupação com o realismo fica evidente no um ano que se passou entre "The Wild One" e "On The Waterfront". Reparem no físico. Até então nenhum ator mudava sua imagem para um filme. Ele foi um dos primeiros atores de Hollywood a incorporar um novo método de atuação que acreditava na incorporação do lado físico.

On The Waterfront (1954) - Desert Boots, jaqueta xadrez vermelho e preta (Buffalo Plad)



On the Waterfront (1954) - Uma seleção de jaquetas dos membros do sindicato. Peacoats, bombers e chore jackets.
Em casa - Camisa de cambraia
Em casa
Em casa, camisa jeans
Marlon Brando foi contemporâneo de James Dean. Um fato curioso é que os dois tinham um relacionamento desdenhoso. Eram bastante comparados e nenhum dos dois gostava disso. Marlon Brando chegou a tirar sarro de Dean publicamente dizendo que ele "parece estar usando meu guarda roupa do ano passado e o meu talento do ano passado...". Dean Respondia que falavam que ele estava se comportando como Brando antes mesmo de ele saber quem ele era. ("Swagger Jacking" 50's edition). O diretor Martin Scorcese tem a dizer: "Ele é o marco. Há o 'antes de Brando' e 'depois de Brando''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips