The Craft Shoes Factory

4 de abril de 2013


Estive em São Paulo a alguns meses e conheci a The Craft Shoe Factory. São três gerações trabalhando no ramo calçadista que abriram uma loja própria. O conceito é valorizar o processo de confecção: a beleza do couro com suas características únicas de cada pele, o trabalho do artesão, com corte e finalização cuidadosamente elaborados. Os sapatos são feitos no Brasil e o acabamento do couro é manual, realçando a beleza dos tons do material .


Eu conheci a marca pela internet, que mais uma vez mostrou como pode ser traiçoeira. As fotos do site realmente não fazem justiça aos produtos. O instagram deles também tinha fotos fashionistas totalmente opostas a proposta da marca. Foi só depois de uma visita à loja que eu conheci a Craft de verdade. Fui muito bem atendido por um vendedor e um dos donos, o Thales, também estava lá. Eu fiquei muito contente e em nenhum momento me senti pressionado a comprar. Toda a equipe da loja me permitiu observar os sapatos no meu ritmo enquanto conversavamos. Tive uma experiência muito gratificante e aprendi muito sobre sapatos conversando com os dois. 


Os sapatos são feitos de calfskin fullgrain (pele bovina flor integral); ou seja, não passam por processos de correção que deixam o couro com aspecto plastificado. Normalmente, os couros disponíveis no mercado possuem 8 classificações - quanto maior o número, menor a qualidade. Os produtos da Craft utilizam couro nacional de classificação 5, mas também tem sapatos importados de classificação 3 (bezerro francês) e de bezerro argentino (4). A forração é feita com couro vegetal. A maioria dos sapatos é forrado 100% em couro (em comparação, 90% dos sapatos no Brasil são montados sobre palmilhas de celulose papel). Os materiais usados definitivamente são um nível acima ao que estava acostumado a ver nas redes de sapatarias nacionais.

Os sapatos são blaqueados. Uma construção mais simples aonde uma máquina de costura une a sola com a palmilha de montagem. A costura fura da sola até dentro do sapato, unindo as partes. O importante é o preço x quantidade de trabalho, e a Craft é justa. Não cobra preços de sapatos feitos com processos mais trabalhosos e elaborados, e o resultado do processo que utilizam não desaponta. 

Os sapatos da linha normal são muito melhores do que os sapatos com bico de pato que são favorecido por grande parte das sapatarias nacionais; mas o legal mesmo são os sapatos meio ponto. A forma que eles usam é bem mais agradável. E a meia medida no tamanho pode fazer toda a diferença em como o modelo encaixa no pé. Alguns modelos da loja não estão disponíveis no site. Eles oferecem uma gama abrangente de estilos de sapato, incluindo algumas tendências mas sem deixar de ter os clássicos sempre disponíveis. Eu recebo comentários nestes posts sobre os double monks do McNairy e da Meermin, e a Craft tinha duas opções de doublemonks na linha comum, marrom e preto. Os mocassins e loafers também são bonitos, principalmente os modelos Tango e Ariet

O maior destaque da visita ficou por conta de outra marca que eles representam exclusivamente no Brasil: a Loake. A loja do Shopping Vila Olímpia vende sapatos da linha 1880 da Loake. A forma dos sapatos ingleses é magnífica e tem algumas opções de cores raras nas lojas de sapato por aqui, principalmente tons de marrom. Estes são feitos pelo método Goodyear Welt, que além do diferencial de qualidade também tem um diferencial de design, já que o cabedal fica sobreposto ao solado, enquanto no processo mais simples o cabedal fica “embutido". O processo Goodyear Welt trata-se de um sistema que une as partes – cabedal + palmilha de montagem + vira + solado com mais de uma costura. Isso torna possível trocar o solado do sapato sem afetar o resto da estrutura. Além disso, o espaço entre a sola interna e a externa é preenchido por uma camada de cortiça e um pedaço de metal ou madeira, que propicia um conforto amortecedor com vida útil muito maior do que espumas e suporte para o arco do pé.  Depois de muito usar um sapato da Loake, você pode mandar de volta para que restaurem o cabedal e troquem a sola. A Craft faz a facilita o envio, fazendo a intermediação deste serviço, mas também é possível enviar diretamente. 

A diferença no método de construção levanta a dúvida de porque a Craft não optou pelo método considerado melhor. A resposta é que eles gostariam de trabalhar a construção Goodyear, mas não existem as máquinas e nem quem saiba operá-las no Brasil. Além disso, o preço ficaria fora da realidade do nosso mercado.  Na verdade para o uso do dia a dia tanto faz se for goodyear welt, blake, pontilhado/rapid blake ou chicletes...tanto faz desde que os sapatos calcem bem e aguentem o tranco do dia a dia.  

O que me impressionou na visita foi a atitude do pessoal da Craft. Geralmente escutamos os vendedores dizerem como o produto é perfeito, "de qualidade e acabamento diferenciado", feito com material de primeira, etc. A equipe da loja foi transparente ao responder as minhas dúvidas e bem pé no chão. Eles fazem um excelente produto, mas sabem de suas limitações. Foram bastante abertos sobre os atributos, enaltecendo as qualidades  que existem de verdade ao invés de frases abstratas. Os sapatos da Loka servem inclusive de referência para o cliente quanto as diferenças e pontos que poderiam ser melhorados. (Vale lembrar no entanto, que os sapatos da Loake são vendidos no Brasil por preços até três vezes mais caros do que os da Craft). 

A história mais legal que escutei na loja foi que tentaram muito criar um serviço de sapatos feito sob medida mas depois de muito tentar só acharam um senhor capaz de fazer o serviço. O senhor de 80 anos ficou emocionado com a iniciativa, mas não houve como criar uma operação sustentável sem mão de obra suficiente. Iniciativa muito interessante, e quem sabe com o tempo e amadurecimento da clientela, eles consigam colocar em prática. Tive a sensação que o que eles fazem é o melhor dentro da realidade, tanto de produção do país quanto da faixa de preço que trabalham e assim conseguiram equilibrar o tipo de demanda do consumidor nacional com o carinho que a família tem pelo ofício de se fazer sapatos. 

Se você quer um sapato elegante para usar bastante e cuidar, vale muito mais a pena comprar um sapato na loja deles do que das marcas de alto luxo no JK Iguatemi. O sapato da Loake 1880 custa o mesmo que um sapato da linha básica da Ferragamo mas é bem melhor
. Os sapatos de marcas de roupa, como Hugo Boss, Armani, etc, também são vendidos a preços muito mais altos por causa do nome da marca e pelo que observei, a maioria dos calçados que chega ao país é de uma linha inferior bem abaixo da Loake. Por último, comparando os calçados da Craft com as outras lojas que vendem exclusivamente sapatos, com certeza é uma opção melhor do que grande parte da concorrência nacional; e com um serviço muito melhor.

8 comentários:

  1. Qual comparação você pode fazer entre os sapatos da Craft e da Richard's em termos de qualidade e preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca usei um sapato da Craft mas já usei mais de um sapato da Richards. Ele não durou muito porque tinha um reforço de borracha no meio da sola de couro. Esse reforço descolou e deixou um buraco na sola.

      Resposta curta: Eles tem um estilo diferente. Os sapatos da Craft são mais elegantes enquanto a Richards é mais esportiva e casual. O processo de fabricação dos dois parece ser semelhante, mas a Craft leva vantagem por vender meio ponto. Dependendo do que você estiver procurando, tanto faz comprar de uma ou de outra. Se for um sapato para usar todos os dias no trabalho, Craft. Se for para usar casualmente ou esportivamente, a Richards tem mais variedades de cores e materiais. Só fique longe da Linha Premium da Richards. Por quase R$ 900, é uma péssima opção!

      No mais...

      Richards: Este vídeo sobre a Linha Premium da Richards (http://vimeo.com/30509249) não mostra nada de mais. É basicamente a mesma construção que a Craft usa. Eu vi os sapatos na loja e não fiquei impressionado com o couro. Por isso é que por R$ 900, a Linha Premium da Richards é uma péssima opção. Eu não sei ao certo como as outras linhas de sapatos da Richards são feitas mas eles parecem muitos os da linha 1901 de uma loja de departamento americana chamda Nordstrom. Essa linha é feita no Brasil e se bobear pelo mesmo pessoal que faz os sapatos para a Richards. O formato é muito semelhante, desde a sola até a mesma palmilha com acolchoamento por dentro. Se for este o caso então a qualidade é inferior à Craft, mas também são mais baratos e sempre entram em promoção no site da Richards. Olha só o formato dos sapatos da Nordstrom: http://bit.ly/XB31sm

      Craft eu já entrei em detalhes no posto. Falando honestamente, os sapatos da Craft não são a sétima maravilha do mundo; mas realmente são bons sapatos pelo preço. Eles são bem acabados internamente e a venda de meio ponto é um muito interessante. A forma do sapato e o encaixe no pé fazem muita diferença no conforto e até na durabilidade do sapato, que ao contrário de um tênis, não é rechado de “espuma” para preencher os espaços. Por isso é legal poder escolher entre os tamanhos 42, 42 ½ e 43, por exemplo.

      Excluir
  2. Olá,

    Muito boa análise, parabéns! Aproveitando o tema, você conhece ou já teve oportunidade de usar algum sapato da cometa e da linha guido, disponibilizada também por eles? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. Obrigado.

      Conheço os modelos apenas através do site. Eles são muito caros? Os sapatos da Linha Guido em especial são muito bonitos. Nunca fui a Argentina, mas a Guido é uma sapataria de excelente reputação.

      Excluir
    2. Lucas,

      Também não os vi pessoalmente, e não achei qualquer indicação de preço no site, mas creio que o valor esteja no mesmo patamar da "The craft shoes factory". Seria interessante uma comparação entre ambas, pois já ouvi falarem muito bem da cometa. De qualquer forma, agradeço o comentário.

      João Pedro.

      Excluir
  3. Lucas,
    Nao vi o double monk no site deles. So tem na loja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bruno. Ele não está no site mas quando fui lá haviam dois na loja do Vila Olimpia. Um marrom e um preto.



      Excluir
    2. Bruno, quanto você calça?

      Este preço está ótimo e da para pedir ao vendedor para enviar como Gift e abaixo de $ 50 para você não pagar imposto.

      http://www.ebay.com/itm/171024935197?ssPageName=STRK:MESELX:IT&_trksid=p3984.m1555.l2649

      Excluir

Blogging tips