Uma foto, um detalhe: O Cobertor do Daryl

15 de abril de 2013


Norman Reedus era um fenômeno cult graças ao papel de Murphy MacManus no filme Santos Justiceiros (Boondock Saints). Agora, no papel de Daryl Dixon, é o queridinho dos fãs de Walking Dead. Na segunda temporada Daryl passou de caipira desagradável para um dos membros mais confiáveis do grupo. Na terceira, enquanto Rick se transformava em um desastre emocional, Daryl passou a ser o primeiro a socorrê-los quando a coisa fica feia.
Junto com a posição de liderança veio um cobertor com temática nativa norte americana. O cobertor, os olhos sempre franzidos e a motocicleta transformaram Daryl em uma espécie de "O Pistoleiro Sem Nome" pós-apocalíptico. Certamente uma homenagem ao personagem de Clint Eastwood. O padrão indígena é tradicional da tribo dos Navajos, índios do sudoeste dos Estados Unidos.
O folclore Navajo conta que aprenderam a tecer com a Mulher Aranha, e que o primeiro tear era de  fios do céu e da terra, e as ferramentas de costura eram a luz do Sol, relâmpagos, conchas brancas e cristal. Os Navajo aprenderam que não precisavam cruzar so fios da trama e do urdume em todos os pontos, e com pausas diagonais começaram a criar designs coloridos e diversos. Um detalhe interessante é que toda trama Navajo tem uma falha proposital, para que qualquer espírito ruim preso durante o processo consiga sair do cobertor.
Os três tipos principais tipos de cobertor são: serape (um cobertor de ombro que é mais longo do que largo), cobertor de sela simples ou duplo (quadrado, para ser dobrado no meio e colocado em baixo da sela), e o "chief's blanket" (outro cobertor de ombro, com largura maior que comprimento). O serape e o chief's blanket eram usados sobre os ombros em volta do corpo como um xale, geralmente preso com algum tipo de alfinete.
Serape

Chief's Blanket


A Pendleton Woolen Mills produz artigos de lã em Oregon desde 1889. Além de camisas famosas, a Pendleton produz uns dos melhores cobertores de lã. Entre eles estão uma série de designs inspirados pelos cobertores dos índios Navajos.  O cobertor que o Daryl usa me lembra um cobertor da Pendleton que um amigo que veio de Seatle colocava no banco do carro nos meses frios. São um pouco caros, mas proporcionam uma vida de calor e conforto para quem tem inverno de verdade e são ótimos para assistir um filme abraçado com a namorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips